terça-feira, 30 de setembro de 2014

Gravidez Planejada - Consulta e Exames Pré Gestacionais

Setembro de 2014.
Eis que finalmente chegou a hora de pensar em gravidez!

Ronil e eu sempre fomos muito planejados, com isso nunca vivemos nenhum projeto por antecipação. Namoramos por 9 anos e era uma delícia conciliar projetos como se formar na faculdade, fazer uma especialização, viajar, comprar um carro, um apartamento com namorar e namorar! Só pensamos em casamento quando se aproximou a data que definimos para casar. Ok, definimos esta data logo no início do namoro em 2001, todo mundo nos achou loucos, éramos  dois jovens de 17 anos dizendo que se casariam aos 27. Provamos por A+B que a coisa era séria, após realizar todos os projetos acima mencionados casamos em 2010, aos 27 anos,  exatamente no dia em que completávamos 9 anos de namoro. E quando casamos definimos que só teríamos filhos no quinto ano de casados. Não precisamos nem dizer que desta vez todos acreditaram em nós, né? Eis que agora, aos 31 anos, o quinto ano de casados está chegando e com isso o planejamento gravidez também!

Sempre quisemos uma gravidez planejada. E daí veio a pergunta: como começar isso da forma mais correta?
A resposta desta pergunta é a primeira fase do nosso momento pré gestacional, VERIFICAR A SAÚDE. Acontece que eu nunca tive um médico pra chamar de meu. Acho normal as pessoas terem um médico da vida toda, mas também acho normal não ter! Por isso, nunca tive um ginecologista único. Mantenho meus exames preventivos em ordem, mas sempre procuro um profissional bem recomendado e que seja de alguma forma conveniente pra mim, tipo perto do meu trabalho, da faculdade, de casa, as conveniências sempre iam mudando de acordo com a fase que eu estivesse vivendo. Mas agora minhas prioridades não são mais as mesmas, preciso pensar na gestação, e assim fui pesquisar com amigas, que são mamães, relatos sobre suas experiências com seus obstetras.

Confesso que foi uma pesquisa voltada única e exclusivamente para "indico ou não indico", sem senso critico algum em relação a tipos de parto por exemplo. De todas as indicações elegi um médico o qual rolou uma grande empatia. Fiquei muito satisfeita com a consulta e não quis ir em outro. 

A CONSULTA
O médico me prescreveu um bucado de exames de sangue e um preventivo. Além do uso de ácido fólico (DTN-fol). Ele passou exames para meu marido também e após constatarmos que estamos aptos a serem papais, só esperamos a data chegar! 

Vale lembrar que o GO nos esclareceu que seria normal demorarmos engravidar e que não entraria com nenhuma investigação sobre infertilidade antes de um ano de tentativas. Inclusive temos amigos com o mesmo perfil que o nosso e que já são "tentantes" há mais tempo que isso. Como sempre preparo meu psicológico para o mais difícil, estou tranquila para esperar um tempo longo!

Decidimos parar a pílula em dezembro, quase três meses após a primeira consulta de exames pré gestacionais. E como esta tudo bem conosco, o retorno ao médico só acontecerá após termos o nosso POSITIVO em mãos.

Aguardemos.